Pesquisa personalizada

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sobre a Arte e a Vida... ou vice-versa

Dia desses tive a oportunidade de conhecer o Alberto Pinheiro, em carne e arte!
 
E quanta diferença isso pode fazer na vida da gente...

É incrível como algumas pessoas têm um olhar tão especial para as coisas e para a própria vida. 



 


Fundador e coordenador da Casa Diart's  em Botucatu, que presta atendimento e apoio a dependentes químicos e seus familiares, Alberto tem trabalhado para transformar vidas através da arte e do trabalho. 

A propósito de seu trabalho como artista, disse assim Andreia Seullner na matéria sobre a exposição do artista no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins de Botucatu: "A obra de Alberto Pinheiro, nascido em Uberaba em 1960, é uma metáfora de sua própria vida. A sua capacidade de enxergar a vida onde ela parece já não estar, se traduz rapidamente em arte: picaretas se transformam em peixes, pás e alicates em pássaros, ferraduras e ferragens dão lugar a boiadeiros e cangaceiros, figuras de seu imaginário que habitam sua luta constante como terapeuta e artista plástico."

Não raramente vemos pessoas que transformam materiais descartados ou ferro-velho em peças de arte. Mas nunca havia visto isso de forma tão natural, tão primitiva e, ao mesmo tempo, tão bonita. 





Tantos são os desafios com que ele se depara e enfrenta corajosamente todos os dias e ao mesmo tempo tanta é a sua calma, a fala mansa, o sorriso fácil. 

Como bem descreveu a Ana Vieira na matéria "De pé com a dor na mão" do Jornal Acontece Botucatu, "Conviver com o Alberto (...) provoca-me a mesma sensação: a da premência do olhar direto e em frente, solene e compassivo diante da quebra alheia, da desistência, da dor e de todos os seus limiares. Um olhar que apreende do outro mais a coragem da falta do que a falta da coragem. Porque é possível agrupar as palavras conforme queiramos, assim como é possível agrupar as nossas dores e colocá-las a serviço do outro. Ou não. O Alberto escolhe o sim." 

Há muito o que se aprender com ele, realmente! 

Quem quiser conhecer melhor o trabalho do artista, pode conferir a exposição que ainda está lá no MAC ou pode dar uma passadinha na Haus e ver de pertinho as obras que estão por lá! Quem sabe uma delas vai parar aí na sua casa?! 

E para saber mais e apoiar o trabalho da Casa Diart's de Botucatu, entre aqui ou assista ao vídeo informativo. Se puder, faça a sua parte!


Beijo da Bió




Um comentário:

  1. Cada dia mais me orgulho de você,do seu trabalho e de sua luta.Parabéns por tudo,tenho muito orgulho de ser sua sobrinha,você é muito importante para todos nós, te amamos.Bjs Adriana

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe aqui o seu comentário!
Ah, e não se esqueça de contar para os seus amigos!