Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lavabos e mais lavabos

Esses dias andei meio afastada, cuidando de outras cositas e ocupando a cabeça com a idéia de que vem mais uma pessoinha por aqui! É claro que esta novidade tem me feito pensar muito em quartos de criança, mas acho que ainda não vi tudo o que preciso para elaborar melhor essa questão...

Por isso, resolvi escrever um pouco sobre os lavabos, que me encantam por serem um ambiente tão pequeno e que acaba funcionando como cartão de visitar de uma casa!

Como em todos os demais ambientes da casa, geralmente me encanto muito com as idéias originais, com alguns detalhes criativos que fazem toda a diferença. Mas isso não quer dizer que todas as invenções são do meu gosto...
Vi muitas coisas em revistas, sites e blogs e separei para colocar aqui algumas idéias que acho muito bacanas, ambientes que me agradam e outros que nem tanto! Espero que aproveitem! Vamos lá!



Esse primeiro nem tem tanta novidade assim mas, embora em geral eu acabe sempre gostando mais dos ambientes mais rústicos, adoro também o estilo romantiquinho e achei um charme os pratos de copa na parede.



Adorei essa idéia da prateleira com buracos para encaixar copinhos para as escovas de dente. Além dos copinhos lapidados serem lindos, a solução ainda resolve o problema da abertura da janela, já que, se os copinhos fossem colocados sobre a prateleira, as escovas ficariam altas demais.




Esse aqui já é chique demais para o meu estilo, mas não posso negar que é também uma graça. Só não se pode deixar faltar nunca a florzinha vermelha, senão o charme vai todo embora!



Espelhos e mais espelhos...

Amei esse espelhinho de galhos com o passarinho ali, calmamente pousado!




A idéia de colocar diversos espelhos e aproveitar o lavabo para exibir a coleção me agrada, mas esses todos dourados e rebuscados eu achei que deixaram o lavabo um pouco pesado demais para o meu gosto...




Aqui, por exemplo, eu acho que a coleção foi colocada de um jeito mais bacana e moderno que, combinado com a cuba e torneira de linhas simples, valorizou as peças sem poluir o banheiro! Eu só colocaria um tom mais claro nas paredes (tipo o turquesa da cortina).






Embora eu adore esses espelhinhos laranja que se compram em farmácias e lojinhas do interior e já tenha visto várias coisas bacanas com eles, essa composição aqui não fez o meu estilo não. Acho até que a culpa não foi dos espelhos, mas da cuba e das paredes pretas. Não dá prá ver, mas aposto que a privada é preta também... Não sou muito fã de ambientes escuros... Gostaria bem mais desses espelhos numa parede super-amarela, por exemplo! Mas de qualquer forma, vale pela criatividade e pela idéia de usar esses pequenos espelhos baratíssimos e que nos remetem àquelas casinhas simples de sítio.






Agora olha só, esse aqui, embora seja todinho preto, adorei! Achei muito divertida a idéia de um lavabo-lousa, afinal quem resiste a ficar lendo aquela besteirada toda que se escreve em porta de banheiro??!! E, ainda por cima, a caixa com os gizes coloridos deu cor e vida ao ambiente sem perder o fio da meada. Afinal, aqui o vasinho de flores não combinaria muito... Ah, e aqui a pia e, provavelmente, a privada são brancas!





Esse aqui, embora não tenha nenhuma novidade de tirar o fôlego, é o que eu chamaria de um lavabo correto, agradável e sem chance de errar. As cores são lindas, as pastilhas e a cuba de vidro também e as garrafas coloridas nas molduras com espelhos dão o toque de graça. Eu só colocaria uma gérberazinha em cada uma... Ai, eu e a mania de flores!





Esse lavabo é moderno da parede ao rolo de papel higiênico, passando por (quase) todos os detalhes (só a cestinha de madeira branca romântica que está destoando sobre a pia)! Eu não teria um desses na minha casa porque não combina com meu estilo, mas para os mais modernos, acho muito bacana!





Essa dica do pendurador aqui foi um achado lá do Casa de Valentina e eu adorei! Só não concordo muito que seja uma idéia baratinha, porque cada registro desses de latão custa mais ou menos o preço de um gancho para toalhas pronto... Mas de qualquer forma acho muito estiloso e adoro essas invencionices de encontrar novas formas para utilizar cada objeto!





O visual dessa cuba de vidro com as bolinhas de gude eu gostei bastante. Eu mesma tenho brincado com bolinhas de gude fazendo desenhos na calçada e a moldura da floreira aqui da loja! Mas, sinceramente, acho que não colocaria uma dessas lá em casa, porque nessa aí só se pode mesmo lavar as mãos! Imagine se alguém resolve escovar os dentes no seu lavabo e depois as bolinhas ficam com aquela babinha de pasta e você tem que lavar uma por uma?! Melhor não... Mas eu colocaria essa cuba com bolinhas numa fonte no jardim, por exemplo!





Essa cuba prá mim é Ors Concours!! É quase impossível um lavabo não ficar lindo com uma dessas! Eu colocaria numa bancada de cimento queimado cinza num lavabo todo vermelho! Ah e, claro, com um vaso bem grande de flores amarelas! Bem Frida Khalo! Um escândalo!!




E, agora sim, os rústicos, que têm a minha preferência declarada!


Esse aqui, lá do House of Turquoise, eu achei no
Casa de Valentina. Olha só que charme! Adoro a simplicidade nas peças, nas cores! Adoro tudo! (mas eu colocaria uma florzinha na bancada também... Lavanda, prá combinar com o estilo!






Embora o ambiente desse lavabo nem seja tão rústico assim e seja até um pouco frio para o meu gosto, gostei bastante das cubas de madeira imitando tinas e do balde de leite como lixinho!





Adorei essa idéia de organizar as coisas em caixas de frutas, com direito até ao vasinho perfeitamente colocado para dar uma graça! A única coisa é que não dá prá lavar o chão desse lavabo sem tirar tudo daí... Acho que eu colocaria em cima de um suportezinho bacana de ferro branco, tipo aqueles apoios de hospital antigos.





Esse que foi feito em cima da pedra me encanta, não somente pela própria rusticidade da pedra e do forro de palha trançada, mas também pela idéia de inserir a casa no ambiente modificando-o o mínimo possível. Me lembra de uma casa que via na Ilhabela em toda a minha infância e que foi feita assim, sobre uma pedra imensa! Hoje a vegetação não permite mais enxergá-la da rua...





Embora eu goste muito da combinação das cores suaves com a bancada rústica de madeira e dos cestos, não me agrada o espelho de conchas. Na verdade, ainda não vi nada de conchas que me conquistasse... Sempre acho meio over...






Esse aqui eu adorei de paixão! Gosto de todos os detalhes: do piso de cimento queimado, do espelhinho antigo, do guarda-roupa vestido de chita, do batente grosso da janela em madeira maciça... Esse poderia facilmente estar na minha casa!



Mas o fato é que o lá de casa é mesmo o meu preferido!! Claaaro que eu sou bem suspeita prá falar dele, afinal nós que escolhemos e garimpamos cada detalhe, mas acho que o resultado final foi bem bacana e com a nossa cara! E desse eu posso contar toda a história!


A porta velha de tábuas recebeu só uma pinturinha bem mais ou menos para continuar com cara de velha e, claro, uma plaquinha trazida lá de Praga, bem antes da casa começar a sair do papel!





O lavabo é assim, pequenino e sem frescura, mas com muita graça! Aqui, com exceção da cuba de vidro, da torneira e do vaso (com caixa econômica de válvula para 3 e 6 litros!), é tudo reaproveitado! O piso é de ladrilhos hidráulicos "catados", isto é, fomos à fábrica e pegamos aquelas peças desparceiradas que ficam sobrando num canto. Escolhidas mesmo, apenas as 4 que compõe o florão em frente ao vaso e as verdes da moldura.





A bancada da pia e a moldura do espelho eram partes de uma mesma bancada de oficina, daquelas cheias de buracos e marcas de óleo, de queimaduras e, por isso mesmo, únicas e cheias de charme. O maridinho só lavou e colocou cada pedaço no seu lugar!

O suporte da pia é um pé de máquina de costura pintado de preto para não enferrujar o piso. Esse deu trabalho... não para colocar no lugar, mas para encontrar, porque eu fazia questão que fosse desse aí com a lateral toda rendadinha!





O pote de mel no lugar da saboneteira foi idéia do maridinho criativo!






E o suporte de papel higiênico foi obra minha! É uma forma de tijolos antiga que ficou jogada por anos na garagem do apartamento da minha avó! Ensaiei muito antes de pegá-la de vez, mas no final não resisti!






E, para arrematar, a janela com os
vidrinhos coloridos que eu tanto adoro, também achada num lixão, insinuando o verde lá de fora!

Este lavabo foi bem baratinho, já que é quase tudo reaproveitado e/ou achado no lixo, mas diga que não ficou charmoso?!

É isso, espero que gostem das dicas!

Com amor,
Bió








Um comentário:

  1. Bió, que lindo o teu lavabo, tantos detalhes e histórias por trás de cada um deles. Adorei o post, já tinha acabado de ler de cabo a rabo pela segunda vez a "Schöner Wohnen" deste mes e agora de presente essa tua edicao. Bjo grande, Camilla.

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe aqui o seu comentário!
Ah, e não se esqueça de contar para os seus amigos!