Pesquisa personalizada

quarta-feira, 7 de março de 2012

Yes, nós temos Bananas


Todo começo de ano a gente tem a mania de repensar os nossos valores, fazer o balanço das nossas vidas e acabamos tomando mil e uma resoluções que nem sempre colocamos em prática, não é mesmo?

Pois é, uma das coisas em que tenho pensado muito mesmo é a questão do consumo consciente. E para mim isso quer dizer dar preferência a produtos que sejam feitos em condições dignas de trabalho, cujo processo produtivo respeite o meio ambiente e que agreguem valor à vida de todas as pessoas envolvidas, desde a produção da matéria prima até o consumidor final. 

Falar nisso agora pode parecer "pegar onda" na moda verde que está por aí. Mas não falo isso da boca prá fora e também não é de hoje. Desde o nascimento da Haus tem havido essa preocupação na escolha dos produtos e embalagens. Mas nas minhas resoluções de começo de ano decidi ir um pouquinho mais longe...

A partir de agora a Haus será mais do que nunca (porque em grande parte sempre foi) Brasileiríssima! E irei cada dia mais fundo nesta busca para descobrir e conhecer os trabalhos de tantos artistas e comunidades que estão por aí no nosso Brasil inteiro produzindo peças de qualidade e gerando renda para quem de fato precisa. 

E é esse amor colocado em cada peça que torna a nossa casa mais e mais gostosa!

E, vez por outra, quando eu me deparar com algum trabalho de um artista estrangeiro que seja tão, mais tão, mais tão bacana que valha a pena o consumo de energia em combustível para a importação e todos os outros recursos envolvidos para trazê-lo para cá, é claro que ele encontrará seu espaço aqui também. E com certeza vai ser muito especial - ou não viria! 

Mas que essas sejam as exceções!

Eu sei que essa decisão vai tornar o trabalho por aqui cada vez mais difícil, porque nas últimas feiras Abup e Gift (as maiores nesse ramo por aqui), quase todos os produtos eram "made in China", inclusive os de design e marcas brasileiras, americanas ou européias... Até mesmo na Craft e na Paralela, que têm uma "personalidade" bem mais exclusiva, com empresas menores, estúdios e artistas, já é possível encontrar alguns "made in China"!

E, de outro lado, muitos artistas brasileiros ainda não têm divulgação dos seus trabalhos e estão por aí escondidinhos. E alguns dos trabalhos mais fáceis de encontrar ainda são do tipo "artesanato de beira de praia", de menor qualidade de acabamento, feitos como souvenirs. Mas fiquem tranquilos porque garimpar preciosidades é o que eu mais gosto de fazer e prometo que você vai se surpreender com tudo o que esse Brasil esconde!

E para cumprir o que ficou resolvido, esse mês os importados aqui da Haus podem ser levados por um precinho bem camarada, de banana mesmo, para que cada coisa já encontre o seu destino final e esse ciclo se feche para dar início ao novo.



E assim o mundo gira. E nós às voltas para girar com ele!


Beijo da Bió


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe aqui o seu comentário!
Ah, e não se esqueça de contar para os seus amigos!